Ao longo dos últimos anos, e tendo em conta o cenário de subida desenfreada dos custos de energia a que assistimos recentemente, é cada vez mais importante que as indústrias invistam num plano energético que permita aumentar a eficiência dos processos operacionais.
Isto vai permiti reduzir custos e, ao mesmo tempo, atuar numa lógica de proteção do meio ambiente, apostando em soluções sustentáveis e de diminuição das emissões dos Gases com Efeito de Estufa (GEE) para a atmosfera.
Investir em formas de incrementar a eficiência energética pode ser benéfico para empresas de todos os setores de atividade. Mesmo que exista a necessidade de efetuar um investimento elevado, numa fase inicial, num equipamento específico para aumentar a eficiência de um determinado processo, o retorno que pode resultar da redução de custos operacionais e, consequentemente, de poupança na fatura energética mensal poderá justificar a viabilidade financeira dessa ação. A tomada de decisão deverá, contudo, levar em consideração uma avaliação detalhada de todos os fatores que condicionam o sucesso da implementação da medida de eficiência energética.
Ou seja, a ideia de que não vale a pena investir em equipamentos que permitam melhorar a eficiência energética pela incapacidade de gerar resultados é errada, já que, a médio prazo, será possível reaver esse investimento e gerar poupanças relativamente ao cenário atual de consumos.
4 mitos sobre a eficiência energética:
1 - A eficiência energética é apenas para empresas que desejam ser mais "verdes" ou sustentáveis do ponto de vista ambiental
Desenvolver um projeto de eficiência energética numa empresa é uma forma de reduzir custos e melhorar a rentabilidade, além de ajudar a cumprir metas de sustentabilidade. Ou seja, é verdade que permite melhorar a imagem das empresas, mas, quando bem implementado, um plano de eficiência energética deve gerar ganhos reais a médio-longo prazo.
2 - As empresas pequenas não precisam de se preocupar com eficiência energética, já que consomem menos energia do que as empresas maiores
Este é outro mito que não tem fundamento, já que mesmo as empresas pequenas podem beneficiar de soluções de eficiência energética e economizar nos seus custos operacionais. É importante que cada plano de eficiência energética seja elaborado com base nas necessidades e dimensões de uma empresa específica, garantindo que as alterações propostas permitem obter ganhos futuros. Os custos atuais de energia elevados, tem um impacto cada vez mais significativo na redução do tempo de amortização dos investimentos em eficiência energética.
Artigo relacionado: Como escolher o consultor de energia ideal para a sua empresa
3 - A eficiência energética é apenas para empresas em setores específicos
Qualquer empresa que consuma energia pode beneficiar de soluções de eficiência energética. É verdade que os setores mais dependentes de energia, como a indústria transformadora, são aqueles onde é possível apresentar melhores resultados (dependente das condições de desempenho da utilização da energia) pela expressividade dos consumos energéticos. Contudo, uma avaliação energética eficaz de qualquer tipo de empresa em qualquer área de atividade poderá propiciar poupanças significativas pela implementação das soluções de eficiência energética identificadas.
4 - A eficiência energética requer uma grande mudança nos processos de produção da empresa
Embora algumas soluções possam exigir mudanças significativas nos processos de produção, muitas soluções podem ser implementadas sem afetar de forma significativa os processos existentes dessa indústria. Ou seja, é importante fazer uma avaliação dos processos e equipamentos da empresa e usar esses dados para conceber um plano operacional e perceber onde é possível obter poupanças significativas com rentabilidade financeira no investimento efetuado.
Artigo relacionado: Como reduzir o consumo de energia na sua empresa
Resumidamente, as empresas que pensem e atuem numa lógica de melhoria da eficiência energética garantem a redução dos seus custos operacionais e dão passos no caminho da sustentabilidade.
Atualmente, qualquer indústria deve operar numa lógica de eficiência energética, de racionalização e consciência relativamente ao uso de energia para a competitividade dos negócios, ao mesmo tempo que olha para a transição energética como um referencial estratégico de atuação.
Para ajudar a atingir estes fins, é importante o auxílio de entidades especializadas no domínio da eficiência energética, que vão possibilitar a criação de planos estratégicos para a sustentabilidade e transição energética garantindo o alcance dos resultados de eficiência desejados.
Artigo relacionado: Possíveis ganhos de eficiência no setor alimentar
Um parceiro especializado em eficiência energética realiza um diagnóstico das condições de utilização da energia e identifica as oportunidades de melhoria de eficiência energética relevantes, propondo a implementação de soluções específicas, tendo como objetivo final a entrega do valor desejado.
A experiência da CCENERGIA
A CCENERGIA está, há vários anos, ao lado de empresas de diferentes setores, oferecendo soluções que as têm ajudado a alcançar seus objetivos de eficiência energética. Saiba mais sobre os resultados alcançados no website ou faça já um pedido de consultoria energética.