Experiência

Oferecemos serviços integrados de energia, desde a consultoria estratégica ao plano operacional integrado, com monitorização e entrega de resultados.
 Desde 2004, atuamos nas áreas de referência de sustentabilidade energética, através de uma equipa de gestão, engenharia e inovação.

  • Eficiência
  • Eletrificação
  • Descarbonização
  • Renováveis
  • Armazenamento (de Energia)
  • Analítica de Dados

Eficiência

Quer saber como gerar Valor para a sua empresa através de projetos de Eficiência Energética?

A Eficiência Energética deve ser uma preocupação das empresas no sentido de as tornar mais racionais e conscientes no uso de energia. Para isso, é necessário encontrar e analisar os indicadores de eficiência, quer no momento em que as instalações já estão em funcionamento, quer na fase de aquisição de novos serviços ou equipamentos consumidores de energia.

Desta forma, é possível tomar as melhores decisões, que levam à redução dos custos de operação e que se refletem na melhor rentabilidade dos investimentos, mas acima de tudo, na diminuição dos consumos de energia e das emissões de CO2 para a atmosfera.

Os indicadores que refletem o impacto ambiental do negócio das empresas, vão ser métricas fundamentais para a escolha dos seus clientes e para atribuição de incentivos.

Eletrificação

Como obter resultados tão bons ou melhores do que um processo que utilize combustíveis fosseis?

A eletrificação é uma das formas mais eficazes de atingir a descarbonização da economia, através da conversão de processos que utilizam combustíveis fosseis e também associados à geração de eletricidade, aquecimento e arrefecimento, a partir de energia renovável.

Descarbonização

A Descarbonização eficiente exige descarbonizar os processos que utilizam combustíveis fosseis, através da utilização direta de outros combustíveis verdes de origem 100 % renovável ou através do aproveitamento de biocombustíveis, no entanto, procuramos encontrar a melhor solução pressupondo o menor custo possível, utilizando alternativas mais competitivas para cada uso final.

 

Renováveis

As energias renováveis são encaradas atualmente com enorme otimismo e potencial, apresentando ainda uma enorme desvantagem relativamente às tradicionais fontes de energia fóssil que é o seu difícil planeamento, em virtude da imprevisibilidade associada às condições climatéricas.

Desta forma, é importante avaliar todas as possibilidades de energia renovável e dos sistemas para o seu aproveitamento, o consumo e a geração instantânea de energia, possibilitando um controlo mais eficaz das instalações geradoras de energia e um aumento da sua eficiência de produção, bem como um balanceamento otimizado entre as necessidades de produção e de consumo.

Assim são equacionadas todas as possibilidades de energia renovável, tais como:

Energia Solar

Energia solar térmica ativa de baixa e média temperatura

A energia solar tem um elevado potencial de utilização em aplicações de baixa (< 90 ºC) e média temperatura (90 a 150 ºC), como sejam o aquecimento de água para uso residencial ou de lazer (aquecimento de piscinas), para condicionamento de ar (aquecimento de espaços interiores) e para processos industriais.

Energia solar térmica ativa de alta temperatura

A conversão da energia solar em energia térmica a alta temperatura destina-se à produção de energia elétrica.

Energia solar fotovoltaica

A conversão direta da energia solar em energia elétrica é efetuada através de células fotovoltaicas.

Energia da Biomassa

Resíduos provenientes da atividade pecuária e Resíduos sólidos urbanos

Do ponto de vista energético, biomassa refere-se a todo o material biológico proveniente de seres vivos que pode ser convertido em energia. Este material inclui produtos e resíduos da agricultura, da floresta e das indústrias relacionadas, bem como a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos

Energia Eólica

A energia eólica passa por aproveitar o vento para a produção de energia elétrica e pode ser encarada como um complemento à energia solar fotovoltaica, possibilitando assim manter uma produção de eletricidade mais constante, tendo em conta que a radiação solar é limitada durante o dia.

Armazenamento (de Energia)

Um complemento à produção integrada a partir de várias fontes energia renovável.

O armazenamento eficiente de energia é um complemento fundamental para otimizar a utilização da energia verde. Desta forma, é possível flexibilizar a produção de energia renovável e garantir a sua integração nas instalações consumidoras de energia.

Saiba quais os sistemas que utilizamos mais:

Armazenamento Térmico

Consiste em acumular energia em materiais que permitam retê-la e libertá-la de forma controlada por meio de métodos que incluem desde refrigeração com acumulação de gelo, até à exposição a temperaturas extremamente elevadas.

Baterias

Permite armazenar energia em compostos químicos capazes de gerar carga elétrica. As principais vantagens das baterias são a sua rapidez de resposta, a sua facilidade de instalação e escalabilidade e, finalmente, os vários benefícios que podem oferecer a ativos renováveis.

Pilhas de Combustível de Hidrogénio

É um tipo de armazenamento químico contínuo. Diferenciam-se das baterias pelo fato de o hidrogénio abastecer permanentemente a pilha desde o exterior, permitindo o seu uso constante. Existem outros tipos de pilhas de combustível, mas o hidrogénio é o combustível mais utilizado.
 

 

Analítica de Dados

O poder da Análise de dados na gestão de energia.

Fazer uma correta gestão da energia é um desafio, mas é algo que tem de ser feito, tanto mais quando há objetivos e diretivas europeias a cumprir.

Com o objetivo de melhorar e, simultaneamente, cumprir as metas de eficiência energética que traçou para a sua empresa, é fundamental investir em ferramentas de visualização analítica e de gestão de dados para poder gerir, de forma eficiente, a sua energia.
Com a analítica de dados, o potencial de redução dos custos de energia e operação podem ir até aos 30%.
As tecnologias (como as analíticas, integração e visualização de dados) são críticas para se estar a par com as chamadas tecnologias smart e para, através do fluxo de dados da Internet, criar valor.

Conhecer os dados/ informação relacionada com a energia é uma oportunidade para geral e criar alto valor para as empresas.

Conhecer a informação relacionada com a energia é o combustível que leva as empresas a reduzir custos de energia e operação. Para isso, é importante ter uma equipa de gestão de energia focada, e com uma estratégia orientada a dados, capaz de os usar para a tomada de decisões e conduzir a ações.

Mais do que uma questão técnica trata-se de ter uma organização, em termos de cultura, virada para os dados.

 

Notícias e Artigos Técnicos