Categorias
Eficiência Eletrificação Notícias Ver todos

Projeto IDI MOSIPO

Otimização do processo de pintura automóvel pelo desenvolvimento de modelos de simulação numéricas. Iniciativa Clube Fornecedores do Grupo PSA.

Consórcio:
CCENERGIA | Universidade Évora | Universidade Beira Interior

Entidade líder do projeto
CCENERGIA

Parceiros
Universidade de Évora e Universidade da Beira Interior

 

Descrição do projeto
A indústria automóvel enfrenta desafios tecnológicos permanentes para melhorar a sustentabilidade dos processos produtivos.
O projeto MOSIPO concentra-se no processo mais relevante em termos de consumo energético do fabrico automóvel– a pintura e-coat.
Aqui, os principais drivers energéticos são o ar quente para a secagem da tinta na estufa, a água quente para a estabilização da temperatura dos banhos no túnel de tratamento de superfície e o conjunto de equipamentos periféricos, nomeadamente ventiladores e sistemas de bombagem.

 

Linhas de Investigação
Este projeto aborda diferentes linhas de investigação para a possibilitar a implementação de técnicas de otimização energética.

Uma das linhas de investigação a desenvolver baseia-se na criação de um smart digital twin do processo de cura e-coat que resulta da criação de um modelo CFD-Estrutural acoplado, integrado numa base de dados Artificial Neural Network-ANN, que permitirá assegurar os requisitos de qualidade ótimos da carroçaria.

Outra das linhas de investigação recai na avaliação das possibilidades de descarbonização do processo de pintura pela modelação CFD de incineradores térmicos de COVs, para prever com rigor o desempenho otimizado destes equipamentos, que culminará num modelo simplificado para a operação e controlo do incinerador. Nesta análise serão explorados os impactos da incorporação do hidrogénio como vetor energético para o processo produtivo.

O modelo integrado simplificado integrará as linhas de investigação identificadas, permitindo simular o comportamento global da instalação pela alteração das condições de funcionamento resultantes das linhas de investigação referidas, de modo a serem propostas medidas de melhoria para garantir as condições de operação adequadas ao processo produtivo, visando a redução do consumo energético e da emissão de CO2, bem como a exploração de possibilidades de aumentar a qualidade e/ou incrementar a cadência de produção da estufa e-coat.

 

Cofinanciado por:
Compete 2020, Portugal 2020, EU Fundo Europeu Desenvolvimento Regional

Código do Projeto:
POCI-01-0247-FEDER-072621

Data de Aprovação:
2021/02/23

Data de Início:
2021/04/01

Data de Conclusão:
2023/06/30

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »