Como reduzir custos nas empresas através da energia solar térmica

Como reduzir custos nas empresas através da energia solar térmica

Tendo em conta o contexto sócio-económico atual, encontrar formas de reduzir os custos operacionais, sem perder rentabilidade, é um dos grandes objetivos das empresas. Neste artigo, explicamos as vantagens de utilizar a energia solar térmica para aquecimento de água na sua empresa.

Existem muitas empresas e indústrias que utilizam água quente no seu processo produtivo, levantando questões não só ambientais, mas também de eficiência energética, já que os custos de aquecimento de água podem ser muito elevados.

O Sol é uma importante fonte de energia que precisa de ser potenciada a nível nacional, no consumo de energias sustentáveis para a mitigação dos impactos associados ao consumo de energia fóssil. Graças ao desenvolvimento tecnológico do solar térmico, esta fonte de calor é atualmente uma solução atrativa para aplicação no setor industrial.

A procura de calor no setor industrial para os seus processos de aquecimento é bastante dependente do calor fornecido pelos combustíveis fósseis, tornando os processos industriais insustentáveis do ponto de vista ambiental, sendo crítica a descarbonização energética deste setor. Estima-se que o consumo de energia final na indústria para processos térmicos (calor de processo) de origem não elétrica é da ordem dos 73% do consumo global do setor, pelo que a eletrificação destes processos representa uma estratégia de descarbonização do setor.

A tecnologia solar térmica

O solar térmico é uma tecnologia que pode suprimir de forma eficiente as necessidades de calor industrial para temperaturas até 90ºC com tecnologia convencional, podendo igualmente atingir temperaturas mais elevadas (até 150ºC) por tecnologias de coletores a vácuo. As tecnologias de concentração solar que permitem temperaturas até 1000ºC encontram-se igualmente disponíveis, mas com custos de investimentos muito elevados que penalizam a sua viabilidade financeira.

Uma análise dos consumos energéticos da indústria ao nível da temperatura revela que cerca de 25% dos processos térmicos são de baixa temperatura (abaixo de 100ºC), em processos de lavagem, enxaguamento, preparação de alimentos, produção de água quente e também aquecimento ambiente nas instalações industriais, a que a tecnologia solar térmica pode dar resposta, tirando partido de um recurso renovável, ou em alternativa, na eletrificação dos processos pela utilização das bombas de calor ou a produção de calor em sistemas de armazenamento térmico por efeito de Joule baseado em eletricidade renovável.

Considerando a maturidade tecnológica das soluções solares de baixa e média temperatura, as tecnologias de conversão solar têm um campo de aplicação vasto na indústria com particular relevância na indústria química, agroalimentar, papel e têxtil.

O aquecimento solar para aquecimento de água quente de processo na indústria assume-se como uma tecnologia madura que permite economizar uma parcela significativa de combustíveis fósseis, com impacto significativo na redução de custos energéticos, no período de vida útil da ordem dos 30 anos dos equipamentos solares.

Neste sentido, o interesse pela energia solar tem aumentado ao longo dos últimos anos em Portugal, com cada vez mais indústrias a fazerem uso deste tipo de energia para cumprirem os seus objetivos, tanto a nível financeiro como ambiental. Estudos sugerem, que a partir de 2040 a energia fotovoltaica deverá ser capaz de fornecer eletricidade a cerca de dois terços da população mundial.

Artigo relacionado: Sustentabilidade ambiental: Qual a importância para as empresas?

Vantagens da energia solar térmica para aquecimento de água na sua empresa

As empresas que fazem uso da energia solar térmica para aquecimento de água em detrimento de outras opções – mais dispendiosas e menos sustentáveis – podem obter vários benefícios:

  • Melhor controlo dos seus gastos energéticos, através da redução significativa dos custos de energia na aquisição de combustíveis fósseis.
  • Produção de energia renovável – com capacidade de se renovar e de se repor no meio ambiente constantemente – e limpa, não emitindo gases poluentes, ao contrário do que acontece com as fontes de energia de origem fóssil.
  • Ao possibilitar a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), a imagem e reputação da empresa é melhorada, aumentando também a sua competitividade.
  • Independência em relação às flutuações do preço do petróleo e gás natural.
  • Adaptação fácil, uma vez que esta energia pode ser utilizada em qualquer zona do país, promovendo a produção descentralizada de energia.
  • A energia solar térmica apresenta um tempo de vida longa dos equipamentos (superior aos equipamentos de energia solar fotovoltaica).

Como implementar a energia solar térmica na sua empresa

As indústrias que pretendem reduzir os seus custos energéticos e tornar-se mais sustentáveis com a ajuda da energia solar térmica devem procurar um parceiro especializado que permita:

  • Realizar uma avaliação prévia relativamente à viabilidade do projeto.
  • Proceder à escolha do sistema de energia solar térmica mais adequado, corretamente dimensionado às necessidades do processo.
  • Selecionar um instalador qualificado e assegurar todo o apoio técnico.
  • Fazer a correta manutenção do sistema solar térmico.

Artigo relacionado: Por que todas as empresas devem ter um parceiro especialista em consultoria energética?

A aposta na autoprodução a partir de energias renováveis, deve ser um caminho a seguir, podendo ser exploradas as oportunidades decorrentes das Comunidades de Energia Renovável (CER). Soluções deste tipo são pensadas tendo em conta a sustentabilidade e tornam-se um incentivo para o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficazes de energia renovável e protetoras do ambiente.

A CCENERGIA

Com quase duas décadas de experiência nas áreas da sustentabilidade e da transição energética, a CCENERGIA fornece serviços integrados de energia e de consultoria, com monitorização e entrega de resultados. A empresa utiliza um método de trabalho próprio, focado em soluções que garantem eficácia na entrega desses resultados. Saiba mais no site da CCENERGIA.

Translate »