Vantagens da eficiência energética para as empresas

Vantagens da eficiência energética para as empresas

Tendo em conta o contexto económico e social que se vive atualmente, assim como a rápida e constante evolução dos mercados, as empresas têm feito esforços para adaptarem e ajustarem as suas estratégias de maneira a manterem o nível de rentabilidade financeira e a obterem resultados satisfatórios, conseguindo, ao mesmo tempo, preservar a sua boa imagem e competitividade.

Apostar em projetos de eficiência energética é, nesse sentido, um passo muito importante que as empresas devem dar com o objetivo de se tornarem mais racionais e conscientes relativamente ao uso de energia.

Este investimento na eficiência energética oferece várias vantagens para as organizações a diferentes níveis: além de possibilitar a redução dos custos de operação (permitindo, por isso, diminuir o valor mensal da fatura energética), é uma forma de as empresas se tornarem mais sustentáveis e "amigas do ambiente", já que há uma diminuição dos consumos de energia e das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) para a atmosfera.

Contudo, para se obterem os resultados esperados, com manutenção da rentabilidade dos investimentos e minimização de riscos, é necessário definir e analisar os indicadores de eficiência, para os sistemas em funcionamento, e também na fase de aquisição de novos serviços ou equipamentos consumidores de energia.

Artigo relacionado: Como a redução de custos de energia pode preparar a sua empresa para o futuro

Os indicadores que refletem o impacto ambiental do negócio das empresas são, neste sentido, métricas fundamentais para a escolha dos seus clientes e para atribuição de incentivos.

As empresas devem, em suma, criar uma estratégica com foco na transição energética, isto é, na passagem para uma realidade com foco nas baixas emissões de carbono e em fontes de energia renováveis e, para isso, é essencial que apostem em medidas relacionadas com a eficiência energética.

Posto isto, as organizações devem ser capazes de ultrapassar os entraves internos e externos que surgem no processo de integração das medidas de aposta na eficiência energética, para depois poderem usufruir de todas as oportunidades decorrentes deste investimento.

Artigo relacionado: O desafio e a importância da eficiência energética

Por que devem as empresas investir na eficiência energética?

Para ajudar a concretizar objetivos relacionados com o incremento da eficiência energética, é essencial que as indústrias trabalhem conjuntamente com empresas especializadas em energia, já que, com elas, vai ser possível criar planos estratégicos com foco na transição energética e sustentabilidade, obtendo vários benefícios, tais como:

Redução de custos operacionais

A partir de uma avaliação energética da empresa realizada por um especialista em energia, são identificadas as exigências, necessidades e oportunidades de otimização energética e é elaborada uma estratégia adaptada aos objetivos definidos, com a integração das medidas operacionais mais benéficas.

Artigo relacionado: Por que todas as empresas devem ter um parceiro especialista em consultoria energética?

A sua implementação vai permitir reduzir custos operacionais, como os gastos com energia e manutenção de equipamentos.

Aumento da competitividade

As empresas que adotem medidas eficientes de energia podem tornar-se mais competitivas no mercado, reduzindo os seus custos de produção e oferecendo preços mais competitivos.

Este fator assume um papel muito relevante para as indústrias, uma vez que é essencial acompanhar o crescimento constante dos mercados e possuir características diferenciadoras que permitam às empresas destacarem-se relativamente às suas concorrentes.

Investimento na sustentabilidade ambiental

Apostar numa estratégia relacionada com a eficiência energética permite reduzir as emissões de GEE para o ambiente, diminuir a pegada de carbono e preservar os recursos naturais.

As indústrias sustentáveis são aquelas que têm a capacidade de realizar as suas operações sem prejuízo e criar valor a longo prazo, ao mesmo tempo que fornecem benefícios ambientais a todos os stakeholders envolvidos.

Cumprimento de regulamentações e normas

Seguir um plano com foco na eficiência energética pode ajudar as empresas a cumprirem regulamentações e normas ambientais, evitando multas e penalizações legais.

Por exemplo, a norma internacional ISO 50001, que define os requisitos e processos para a implementação de um Sistema de Gestão de Energia numa empresa, tem como objetivo aumentar a eficiência energética em todas as suas atividades, o que demonstra a responsabilidade da organização para com o meio ambiente.

Artigo relacionado: Como melhorar a performance energética das empresas através da ISO50001

Neste sentido, é muito relevante, também, obter serviços de especialistas em energia, que vão ajudar a implementar esta e outras normas relevantes.

Imagem corporativa e reputação

A adoção de práticas eficientes de energia melhora a imagem corporativa das empresas, também porque as questões relacionadas com a proteção do meio ambiente estão na ordem do dia, aumentando a confiança dos consumidores e atraindo investidores socialmente responsáveis.

Atualmente, é muito importante que as indústrias consigam destacar-se na sua área, ao operarem tendo em conta os valores da sustentabilidade e da transição energética. A partir daqui, as empresas podem assumir um posicionamento diferenciador, oferecendo, ao mesmo tempo, produtos e serviços de excelência.

Valorização do património

A adoção de práticas eficientes de energia pode servir também para valorizar o património imobiliário das empresas, tornando-as mais atrativas para investidores.

Resumidamente, é essencial para as empresas apostarem na eficiência energética, com a adoção de diferentes medidas, adaptadas a cada organização, como forma de obterem vários benefícios.

E mesmo que haja a necessidade de se efetuar um investimento elevado inicialmente, por exemplo, num equipamento específico para aumentar a eficiência de um determinado processo, este investimento deve ter uma avaliação técnico-económica que permita apurar a mais-valia da sua realização na redução de custos operacionais e, consequentemente, na poupança na fatura energética.

A CCENERGIA como parceiro estratégico

Para tomar as melhores decisões no domínio da eficiência energética, deve apostar em especialistas como aqueles que integram a CCENERGIA, que realizam um diagnóstico das condições de utilização da energia e identificam as oportunidades de melhoria de eficiência energética relevantes, propondo a implementação de soluções específicas.

A CCENERGIA está, há quase 20 anos, ao lado de empresas de diferentes setores, oferecendo soluções que as têm ajudado a alcançar os seus objetivos de eficiência energética. Saiba mais sobre os resultados alcançados no website ou faça um pedido de consultoria energética.

Translate »