Categorias
Eficiência Ver todos

Vantagens de fazer uma consultoria energética na sua empresa

O momento atual tornou ainda mais premente garantir a competitividade da sua empresa como forma de aumentar a distinção relativamente à concorrência e a sua produtividade de forma consistente.

Nas várias formas de tornar as indústrias mais competitivas e aumentar a sua rentabilidade, aumentar a eficiência energética das empresas é vital. Segundo dados da Associação Empresarial de Portugal, os custos da energia representam até 20% dos custos operacionais para metade das empresas. Redução de custos, mitigação de riscos e garantia de sustentabilidade a prazo, tudo pode ser conseguido através de um projeto de consultoria energética.

No que consiste a consultoria energética?

Como as exigências das empresas diferem, é importante que cada uma realize uma consultoria energética das suas necessidades, para depois ser elaborado um plano estratégico e operacional adaptado a cada uma.

Para começar,  fazemos uma avaliação energética da indústria, que permite analisar e comparar os seus indicadores de eficiência, bem como a forma de gestão e de abastecimento de energia

Depois disso identificamos as oportunidades de otimização energética dessa empresa, assim como os investimentos que serão necessários.  Construímos uma estratégia detalhada que vai permitir  atingir os objetivos propostos e implementar as medidas que trarão mais benefícios para a empresa.  no que diz respeito à eficiência, redução de custos e autoprodução

A subsequente monitorização e acompanhamento dos dados também faz parte do plano de trabalho, que tem de ser detalhado e não suscitar dúvidas, e vai permitir aos nossos clientes avaliarem os benefícios alcançados e a rentabilidade dos seus investimentos.

Ao longo deste procedimento, os métodos de medição e verificação (M&V) do desempenho são muito importantes para o processo de melhorias contínuas, já que permitem definir como serão efetuadas as avaliações antes e depois da implementação das medidas de eficiência energética que garantem a entrega dos resultados previstos.

São também fundamentais para o cálculo de risco para contratos de desempenho energético (EPC), criando condições de confiança para que empresas e instituições apostem em serviços e equipamentos ligados à eficiência energética.

Resumido, esta ajuda especializada por consultoria energética é uma forma de preparar as empresas para o futuro e atuar no presente na minimização do efeito do aumento dos custos de energia e dos riscos associados. Ficam mais protegidas, mais competitivas e mais sustentáveis face à previsível tendência crescente dos custos da energia

Artigo relacionado: Como a redução de custos de energia pode preparar a sua empresa para o futuro

Trabalhar lado a lado com uma empresa que garanta, ao mesmo tempo, a consultoria e a implementação das medidas resultantes de uma estratégia previamente definida permite a entrega de valor desejada, que deve ser sempre assegurada pela monitorização dos resultados, além de uma maior eficiência e eficácia.

Porque se deve apostar na consultoria energética?

Apesar de trabalharem de forma semelhante e de poder haver algumas concordâncias relativamente aos seus objetivos, consultoria e auditoria são termos diferentes, sendo um serviço de consultoria muito mais completo. Porquê?

A consultoria não só identifica os possíveis erros ou melhorias que prejudicam ou podiam ser realizados para melhorar a rentabilidade da indústria, como também define e implementa um plano de ação estratégico, depois da primeira avaliação de diagnóstico.

A consultoria permite, por isso, percorrer um caminho que leva a um acentuado aumento da eficácia dos processos internos da indústria, à obtenção de produtos mais eficientes e a uma satisfação das expectativas e desejos dos clientes.

O recurso à consultoria permite também realizar uma análise da situação atual da empresa, estudando o seu status, escrutinando dados e fazendo entrevistas aos funcionários, por exemplo, para perceber quais são as suas motivações e preocupações.

Artigo relacionado: Porque todas as empresas devem ter um parceiro especialista em consultoria energética?

Além disso, a partir da consultoria é possível fazer um enquadramento estratégico completo para essa indústria, por exemplo tendo em conta os drivers de negócios, ou seja, os recursos ou processos essenciais para o crescimento consistente da empresa – ao identificar os seus mobilizadores, a indústria consegue mais facilmente maximizá-los.

Ao mesmo tempo, ajuda a perceber a sua capacidade para criar valor (gerar riqueza) e a definir objetivos operacionais e relacionados com a sustentabilidade, um dos pilares essenciais ao futuro das indústrias.

A ajuda especializada vai possibilitar ainda a identificação de oportunidades para essa empresa, através do mapeamento e priorização dos processos a partir de diferentes modelos, que permite otimizar a gestão empresarial e aumentar a produtividade. O objetivo é atingir mais resultados com a utilização de menos recursos, percebendo quais são os processos mais importantes dessa empresa e encontrando formas de os realizar da maneira mais eficiente possível.

A aposta na consultoria oferece ainda uma análise quantitativa da empresa, avaliando os seus números e dados e analisando os seus custos-benefícios.

A CCENERGIA ao seu lado

A CCENERGIA trabalha há 18 anos a lado a lado com todos os sectores da indústria para encontrar melhorias de eficiência energética que tornem as empresas mais rentáveis, tendo sempre em conta a sustentabilidade. Como? Desenvolvendo um plano de trabalho completo, que vai desde a avaliação ao acompanhamento de dados reais, passando pela apresentação de resultados e pela implementação das melhores soluções.

Saiba mais sobre os serviços da CCENERGIA aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »