A eficiência energética como um dos principais vetores de descarbonização

A eficiência energética como um dos principais vetores de descarbonização

As indústrias têm procurado formas de reduzirem a sua dependência energética em combustíveis fósseis através de processos de descarbonização, definindo cada vez mais objetivos direcionados à transição energética, que permite a passagem para uma realidade mais focada nas baixas emissões de carbono, assente em fontes de energia renováveis.

Fazer a transição para uma economia de baixo carbono é importante porque a adoção de práticas mais sustentáveis contribui para a diminuição das emissões de CO2 e GEE para a atmosfera, mas também pelo impacto ao nível da redução de custos, que torna as empresas mais competitivas.

Neste sentido, a eficiência energética torna-se um dos principais pilares na criação de uma estratégia de transição energética, com foco na descarbonização. Apostar na eficiência energética vai ajudar, efetivamente, a sua empresa a criar um sistema energético mais limpo, sustentável e rentável.

Alguns estudos referem que a melhoria da eficiência energética e dos recursos nas indústrias pode significar até 40% de poupanças de energia, existindo medidas com viabilidade técnica e económica que justificam a sua adoção.

Contudo, de acordo com a Enterprise Europe Network, a implementação de políticas de eficiência energética continua a ser um desafio para as empresas, sendo que ainda não foi alcançado todo o potencial da eficiência energética existente, refere a mesma entidade.

Artigo relacionado: Como reduzir custos na sua empresa através da descarbonização?

Eficiência energética: desafios e potencialidades para as empresas

A adoção de medidas de eficiência energética nas empresas enfrenta alguns desafios relacionados com os seguintes fatores:

  • Custos iniciais elevados na substituição de equipamentos (os projetos de eficiência energética podem não ser considerados estratégicos devido ao peso relativo dos custos de energia na estrutura de custos global, o que tem vindo a sofrer profundas alterações devido aos custos crescentes da energia);
  • Dificuldades no acesso ao financiamento pela incapacidade no desenvolvimento de projetos viáveis com instituições bancárias e acesso restrito aos mercados de capital e investimentos;
  • Falta de informação acerca dos padrões de consumo, o que dificulta a sustentação dos projetos de eficiência energética;
  • Hábitos e rotinas dos funcionários instituídos e conhecimento limitado em projetos de eficiência energética;
  • Necessidade de manter a rentabilidade e competitividade do negócio, com recursos limitados.

Apostar num parceiro especialista em consultoria energética e serviços integrados de energia, que ajude as empresas a ultrapassarem estas barreiras e a desenvolverem todas as condições necessárias para a criação de um modelo de negócio a longo prazo para a eficiência energética e, consequentemente, para a descarbonização, é muito benéfico.

Artigo relacionado: Como escolher o consultor de energia ideal para a sua empresa

Este parceiro vai criar uma estratégia bem definida de avaliação de consumos, identificação de oportunidades e investimentos relevantes, com a incorporação das melhores soluções de produção de energia descentralizada reduzindo, ao mesmo tempo, os custos com energia.

Além disso também vai definir objetivos muito específicos para a sua indústria, tais como:

  • Tratamento de informação para suportar a tomada de decisão para o correto entendimento de todos os possíveis ganhos e benefícios que podem ser obtidos com a implementação de medidas de eficiência energética;
  • Investir na digitalização, o que possibilita uma gestão muito mais eficaz do consumo e produção de energia elétrica, associando-a a todo o processo de utilização de fontes de energia renovável;
  • Aumentar a eficiência energética dos sistemas, incorporando sempre que possível a eletrificação dos mesmos e redução dos custos operacionais;
  • Apoiar financeiramente investimentos em novas tecnologias de incentivo ao aumento da eficiência energética, à eletrificação, à incorporação de hidrogénio renovável e à incorporação de modelos de economia circular, que podem fazer uma grande diferença nas indústrias mais poluentes.

A consciencialização para a necessidade de adotar práticas energéticas sustentáveis, inovadoras e de baixo custo em toda a cadeia de valor das organizações, que reduzam as emissões de carbono para o ambiente, é imperativa na estratégia a adotar pelas empresas, no contexto económico atual de custos elevados da energia, em todos os setores de atividade.

Desta forma, as indústrias conseguem operar de forma eficiente e sustentável consistentemente, dando vários passos no caminho da descarbonização. Investir na eficiência energética também vai aumentar a boa imagem das empresas, o que pode atrair, consequentemente, vários investidores.

A CCENERGIA

A operar desde 2004, a CCENERGIA é um exemplo de sucesso nas áreas da sustentabilidade e da transição energética. Sendo uma empresa de consultoria e serviços integrados de energia, garante o acompanhamento dos dados e entrega de resultados. Ao longo destes anos, já ajudou mais de 200 empresas a reduzirem os seus consumos e emissões de CO2, conseguindo obter poupanças na ordem dos 50 milhões de euros. Solicite uma proposta ou saiba mais sobre os nossos serviços.

Translate »